Terra dos beija-flores enriquece fauna e flora nativas

Bosque dos Pássaros foi implantado onde havia lixo.

Há mais de 10 anos dois projetos ambientais ganharam espaço em Arceburgo, no Sul de Minas. Ambos deram frutos e continuam se expandido. Na cidade, duas mil plantas, de 70 espécies produtoras de néctar, foram cultivadas em 50 locais públicos: praças, ruas, escolas, matas ciliares, trevos de acesso e também algumas residências. Hoje, as plantas dão flores de diversas cores e há floradas todos os meses.
O objetivo inicial do paisagista e ambientalista Ademir Carosia está sendo atingido: trazer de volta beija-flores que deixaram de ser vistos no município em consequência de desmatamento e queimadas. Ao procurarem alimento em terras distantes, nem sempre retornavam. Mais de uma década depois, já foram registradas 16 espécies. Algumas raras em Minas Gerais, como o beija-flor-de-bochecha-azul (Heliothryx auritus) e o beija-flor bico-reto-azul (Heliomaster furcifer).
O segundo projeto foi viabilizado depois que Carosia assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arceburgo, em 2005. Dois anos depois, nasceu o Bosque dos Pássaros, em uma área de 4.730 m², anteriormente usada para descarte de lixo. Próximo ao trevo que dá acesso ao Estado de São Paulo, através de Mococa, o espaço recebeu 200 árvores de 90 espécies nativas, a maioria em risco de extinção.
Um dos resultados é o aumento e diversidade de pássaros, abelhas, borboletas e outros animais. Nessa nova área ainda se formou um cinturão verde. “As árvores já formadas e altas não mais dependem de cuidados humanos, seguem seu curso, dando sementes, flores, frutos, criando serrapilheira e outras mudas ao lado das plantas-mãe. As sementes se  dispersam pelo vento e através das aves”, informa o ambientalista, que também questiona: O bioma predominante de Arceburgo é Mata Atlântica, mas em alguns lugares registrou Cerrado. Seria já uma área de transição?”
No site Wiki Aves, o maior da categoria, Arceburgo tem registro de 228 espécies de aves, incluindo 16 diferentes beija-flores. Ocupa a 66ª posição entre os 853 municípios mineiros. No quesito sons/cantos de aves em Minas Gerais, está em 38º lugar com 104 gravações. São grandes conquistas de um dos menores municípios do Estado, com 162,46 km2.

Ninho na entrada de casa

Beija-flor 1

Em 2016, Ademir Carosia iniciou  um levantamento de locais de ninhos de beija-flores na área urbana, rural e residências. Encontrou ninhos isolados, debaixo de uma ponte, e outros mais familiarizados com os moradores. Em uma planta de vaso, próximo à porta de entrada de uma casa no Centro da cidade, um besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus) criou dois filhotes. O ambientalista orienta: “Se não forem molestados, eles irão retornar sempre ao mesmo ninho”. Outra ação para atrair outros beija-flores e preservar os já existentes está prevista para 2017: cultivar mais de 200 mudas de plantas com néctar.
Com uma população de 10.262 habitantes (IBGE, 2014), Arceburgo tem 124 anos está se tornando mais verde, colorido e ecologicamente turístico. O premiado blog http://www.ademircarosia.blogspot.com  registra os principais processos desses dois projetos e ainda divulga a cidade dos beija-flores pelo Brasil e mundo afora.

Fotos:
Beija-flor-de-peito azul (Amazilia lactea), uma das 16 espécies registradas
Tesourão (Eupetomena macroura) se alimentando do néctar de uma escova-de-macaco-alaranjada (Combretum fruticosum)

Publicações:

http://www.naturezaeconservacao.eco.br/2017/06/arceburgo-terra-dos-beija-flores.html

httphttp://www.afolharegional.com/portal/?url=incio/regiao/arceburgo-projeto-beija-flor-e-bosque-dos-pssaros-fazem-10-anos://www.afolharegional.com/portal
(versões impressa e digital)

http://www.revistamidia.com.br (impresso)

Jornal da Região, Guaxupé (impresso)

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s